Entre outubro e novembro de 2020 o Teatro Máquina disparou um movimento de encontros, conglomerados de 04 ciclos de pensamento e experimentação para discutir, confrontar e vivenciar ideias e desejos. Corpo, arte, política e escrita na instauração de laboratórios de invenção e partilha, fazendo colidir e vibrar nossas existências no mundo. Hoje e amanhã. Sobre e além.
|
Em 2015, durante 28 dias, Teatro Máquina, grupo de Fortaleza, percorreu aproximadamente 4 mil quilômetros de estrada e parou em 16 cidades nos estados da Bahia, do Piauí e do Ceará. Foram inúmeras as paisagens percorridas, os encontros e as descobertas. O grupo lança em 2020 o livro Sete Estrelas do Grande Carro sobre a viagem de pesquisa e criação que o grupo realizou por algumas das regiões mais áridas do sertão nordestino.
A contive do 27º Porto Alegre em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas abrimos as portas de uma galeria virtual e disponibilizamos gratuitamente a versão digital do livro, através do site da Editora Javali. |
Em julho de 2012, resolvemos criar uma noite de teatro na quinta-feira. Noite para fazer e ver teatro breve, teatro em construção. E também outras expressões: tem gente que traz fotografia, tem gente que vem grafitar, tem gente que vem mostrar um vídeo e expor uma coleção. E no quintal, tem gente que toca música e declama.
A partir de 2016, o PTNSTP ganhou também a parceria dos grupos Teatro Esgotado e No barraco da Constância tem! |
A primeira edição do Seminário aconteceu em 2015, na Casa da Esquina, sede do Teatro Máquina à época, e contou com falas do Coletivo Aparcidos Políticos e do Voz dos Muros (VDM), além dos professores Leonardo Sá (UFC) e Ricardo Salmito (UFCA).
A segunda edição ocorreu em 2017, no Teatro Carlos Câmara, e contou com a presença do Coletivo Nigéria, de áudiovisual; de diversos coletivos e agrupamentos da periferia de Fortaleza; e de grupos de teatro da cidade para pensar e discutir sobre as políticas do ser-junto e as formas de resistência em coletivo. |